PESQUISA DE SEGUROS BRASIL 2023

A personalização orientada por dados é fundamental para o sucesso. No entanto, a pesquisa mais recente da Capco destaca que a construção de uma relação de confiança e a oferta de serviços com um bom custo-benefício devem ser prioridades para as seguradoras no Brasil.

93% dos entrevistados brasileiros estão dispostos a compartilhar dados pessoais adicionais com as seguradoras

SÃO PAULO, 08 de outubro de 2023 – A mais recente pesquisa da Capco sobre as atitudes dos consumidores brasileiros em relação aos seguros revelou que 93% dos 1.000 titulares de apólices entrevistados estão dispostos a compartilhar dados pessoais adicionais com as seguradoras para obter uma maior variedade de benefícios.

Metade (50%) dos titulares de apólices entrevistados afirmam estar dispostos a compartilhar dados adicionais com o objetivo específico de obter serviços mais personalizados. Além disso, 40% e 34% dos entrevistados, respectivamente, estão dispostos a compartilhar dados para melhorar os processos de autenticação e sinistros. Quando se trata da preferência em compartilhar dados para obter serviços personalizados, quase metade dos entrevistados (47%) expressou sua preferência por utilizar um dispositivo inteligente em casa, enquanto um terço optaria por um smartwatch ou dispositivo vestível sem fio (34%), e 33% indicaram que considerariam realizar um teste de aptidão ou saúde.

Isso aponta claramente para a indústria de seguros a possibilidade de oferecer um nível mais alto de personalização, conforme desejado pelos titulares de apólices. Em todas as nove categorias de produtos de seguros consideradas em nossa pesquisa, mais de dois terços (86%) dos titulares de apólices expressaram um forte desejo ou preferência por produtos mais adaptados às suas necessidades, com destaque para a proteção de renda, que se destacou como a escolha principal, com 50% dos respondentes indicando um forte desejo por essa opção.

Além disso, independentemente da idade ou gênero, os titulares de apólices brasileiros preferem adquirir seguros por meio de representantes ou corretores de seguros (64%), em contraste com apenas 14% que optam por utilizar um prestador de serviços independente. Esse alto nível de interação e engajamento direto entre segurado e seguradora significa que as seguradoras estão em uma posição privilegiada para inovar.

Lance Levy, CEO da Capco, afirmou: “Para construir um futuro de sucesso, as seguradoras devem continuar a se adaptar aos perfis e preferências em constante evolução dos consumidores, e explorar oportunidades para projetar e oferecer novos produtos e serviços aos titulares de apólices. O custo-benefício e a confiança são fatores decisivos, e as seguradoras devem priorizar a transparência, a confiabilidade e a integridade, à medida que buscam elevar sua reputação e valor de marca.”

Camille Ocampo, Diretor Executivo e Líder de Seguros do Brasil, afirmou
: “A digitalização orientada por dados é fundamental para a contínua personalização dos produtos de seguros e das experiências do cliente, mas, como nossa pesquisa destaca, preservar o contato humano, especialmente durante o processo de sinistro, continua sendo essencial. A experiência ideal do cliente virá por meio da combinação cuidadosa de tecnologias de ponta que agilizam e suavizam aspectos-chave do ciclo de vida do seguro, juntamente com um nível mais pessoal de serviço em outros pontos críticos dessa jornada.”

A Pesquisa de Seguros da Capco no Brasil em 2023 coletou dados sobre a atitude dos titulares de apólices com idades entre 18 e 65 anos, e nosso relatório também apresenta recomendações para auxiliar as seguradoras brasileiras na oferta de produtos personalizados que atendam às necessidades específicas dos grupos demográficos entrevistados. Os resultados desta pesquisa incluem:

Depois do seguro proteção de renda (86%), as três ofertas de seguros personalizadas mais desejadas pelos clientes são: viagem/férias (76%), vida (74%) e saúde (73%).

• Produtos de economia de longo prazo, como seguros ligados a investimentos, rendas vitalícias e pecúlios, ocupam a quinta posição no ranking (72%), mas é a categoria que registrou a maior porcentagem de respostas indicando um forte desejo (52%).

Adultos de meia-idade (35-54 anos) são os que mais desejam um seguro de automóveis personalizado (72%), enquanto os jovens adultos (18-34 anos) são os que demonstram um desejo mais forte por uma cobertura personalizada para casa/imóvel (49%, média de todas as idades 40%).

• Adultos mais velhos (55-65 anos) demonstram menos interesse em seguros de saúde personalizados (54%, média 73%), enquanto os jovens adultos são os que mais desejam esse tipo de seguro (78%).
  • Além disso, os adultos mais velhos também mostram menos inclinação para apólices de seguro residencial/imóvel (51%, média 68%) ou de automóveis (53%, média 66%) mais personalizadas.

Ao comprar produtos de seguro, os titulares de apólices priorizam o custo-benefício (50%), a confiança na marca (46%) e a qualidade do atendimento pessoal (36%).

• As mulheres estão mais focadas na qualidade do atendimento pessoal (40% vs. 33%) e no aconselhamento pessoal (31% vs. 22%) do que os homens.
  • No entanto, os entrevistados do sexo masculino dão mais importância à confiança na marca (50% vs. 42%).

Ao escolher uma seguradora, três fatores de decisão claramente se destacam entre todos os entrevistados: velocidade de serviço (45%), reputação (44%) e abrangência da cobertura (43%).

• No entanto, os adultos mais velhos atribuem muito mais importância à abrangência da cobertura (62%), enquanto isso é muito menos prioritário para os jovens adultos (29%).

Ao escolher um provedor de seguros, os titulares de apólices no Brasil atribuem maior valor à abrangência da cobertura (48%).

• Em segundo lugar em valor: reputação (46%); velocidade de serviço, como processamento de inscrição e liquidação de sinistros (36%); facilidade do processo de inscrição (29%).

Em todos os grupos, 22% dos entrevistados preferem comprar seguros por conta própria, chegando a 27% para os adultos mais velhos.

• Quase metade (46%) o faria por meio de seu banco, e essa opção é particularmente favorita entre os adultos mais velhos (61%).
  • Há disposição para adotar canais digitais, mais de um terço usaria o site da seguradora (37%) ou o aplicativo da seguradora (34%).

Nossa pesquisa encontrou pouca variação entre os grupos etários quando os titulares de apólices foram questionados sobre o que os faria se sentir seguros ao compartilhar dados pessoais adicionais com sua seguradora.

• Saber que os dados serão mantidos em segurança foi a escolha principal (61%), seguida de saber que eles serão usados apenas no melhor interesse do titular da apólice (44%).
  • Para outros 40%, é saber que os dados serão usados apenas quando necessário.

A Pesquisa de Seguros da Capco no Brasil em 2023 pode ser baixada abaixo.

A pesquisa global mais recente da Capco foi realizada em fevereiro e março de 2023 e coletou respostas de 13.750 titulares de apólices com idades entre 18 e 65 anos em todo o Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Bélgica, Polônia, Itália, Hong Kong, Grande Área da Baía (ex-Hong Kong), Singapura, Tailândia e Malásia.

Contato de mídia

Tim Steele
tim.steele@capco.com

Sobre a Capco

A Capco, uma empresa do grupo Wipro, é uma consultoria global de tecnologia e gestão com foco nas indústrias de serviços financeiros e energia. A Capco atua na interseção entre negócios e tecnologia, combinando pensamento inovador com um conhecimento incomparável da indústria para acelerar iniciativas digitais nos setores bancário e de pagamentos, mercados de capitais, gestão de patrimônio e ativos, seguros e energia. A vanguarda da inovação da Capco é expressa por meio de sua premiada cultura "Be Yourself At Work" e sua equipe diversificada. Para saber mais, visite www.capco.com ou siga-nos no LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube.

PESQUISA DE SEGUROS BRASIL

Our 2023 Brazil Insurance Survey captures responses from 1,000 policyholders. These survey findings inform insights and recommendations from Capco’s local insurance experts on the key roles of data and personalization.

DESCARREGAR O RELATÓREO COMPLETO