THREE EARLY LESSONS FROM COVID-19 PANDEMIC

DOWNLOAD PAPER

SEIS TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA E DESIGN QUE ESTÃO SACUDINDO OS SERVIÇOS FINANCEIROS

  • Leonard Langsdorf
  • Published: 08 October 2019

2019 traz um novo mundo onde sua voz poderá navegar facilmente por sistemas e nossa realidade será aumentada nos dispositivos móveis, tornando as aplicações mais fluidas e oferecendo melhor visão e perspectiva do mundo físico que habitamos. Tudo isso é fruto do trabalho que foi feito em 2018 nos campos de inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e processamento de linguagem natural (PLN).

A IA, particularmente, continua evoluindo rapidamente no setor financeiro (com a ‘IA explicável’ tendo que passar por minuciosa análise regulatória) e os avanços em ‘aprendizado por reforço’ oferecem sistemas com base em IA capazes de adaptar-se e reagir a diferentes inputs e pontos de dados, de forma responsiva e em tempo real.

Tais avanços tecnológicos, aliados a tendências de design mais minimalistas e baseadas em personas, potencializam mudanças drásticas no design e na funcionalidade dos sistemas financeiros, criando ao mesmo tempo novos desafios - como resolver questões antigas (mas só há pouco tempo consideradas relevantes) de usabilidade e privacidade.

Leia o texto abaixo para entender melhor as tendências de design e tecnologia que, na visão dos Laboratórios Digitais da Capco, terão impacto significativo no setor financeiro a partir de 2019.